Imposto de renda: Saiba quando será pago o 3º lote da restituição!
Se você está lendo este texto, com certeza, não perdeu o prazo para a declaração do imposto de renda, encerrada no dia 31 de maio de 2022. Para os que realizaram a declaração, a restituição já está no seu terceiro lote de pagamento.
Ao todo, são cinco lotes de pagamento que começaram em maio e vão até setembro, seguindo a ordem de prioridade já estabelecida anteriormente. Confira mais sobre os pagamentos da restituição do imposto de renda.
Lotes da restituição do imposto de renda
Como comentamos anteriormente, a restituição do imposto de renda é paga conforme a determinação dos seus lotes, sendo que o segundo foi disponibilizado para os usuários no dia 30 de junho e a sua consulta começou no dia 23.
Apenas o primeiro lote de pagamento é diferente dos demais, que tem como prioridade idosos e profissionais que possuem como fonte de renda principal a docência. A partir do segundo lote, o pagamento é feito de acordo com a data de envio da declaração do imposto de renda.
Atualmente, o cronograma de pagamento dos lotes é a seguinte:
- 1º lote: 31 de maio (já pago);
- 2º lote: 30 de junho (já pago);
- 3º lote: 29 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.
Desde o dia 22 de julho já está disponível para consulta o pagamento do terceiro lote do imposto de renda e você consegue verificar se já recebeu nessa remessa ou se tem que esperar até a próxima, lembrando que uma parte dos contribuintes ainda está esperando para receber a sua restituição.
Como realizar a consulta da restituição?
Infelizmente, não existe uma previsão sobre qual será o lote em que a sua restituição será paga, por isso é sempre importante realizar a sua declaração o quanto antes, para receber já nas primeiras liberações. Para saber se você vai receber, é possível realizar uma consulta, liberada sempre uma semana antes do pagamento do lote.
A consulta é feita através do site da Receita Federal. Para isso, o contribuinte deve clicar na opção Meu Imposto de Renda e, em sequência, Consultar a Restituição. Lembrando que, para que seja possível pegar os seus dados, é preciso fazer o login no site da Receita Federal antes de realizar a parte da consulta.
Enviei a declaração cedo e ainda não recebi, o que aconteceu?
Caso você tenha enviado a declaração do seu imposto de renda com antecedência e acha que deveria ter recebido nos primeiros lotes, mas o valor ainda não caiu para você, existe a possibilidade de você ter caído na famosa malha fina.
Isso acontece quando a Receita Federal encontra inconstâncias na sua declaração do imposto de renda, como algum documento faltando ou sonegação de impostos.
Caso isso tenha acontecido com você, é possível fazer uma verificação de documentação pendente e realizar a atualização do que está faltando o mais rápido possível, visto que a Receita Federal pode acabar lhe arrumando um grande problema por conta disso.
Deixe um comentário
Relacionados